Arauco

Fitas de Borda em PVC para acabamento e impermeabilização

     As fitas de borda são utilizadas para dar acabamento nas laterais de peças de madeira, ela podem ser utilizadas em MDF, MDP, Compensado, entre outros tipos de madeira. Além de dar acabamento, as fitas também servem como impermeabilizantes, ou seja, elas protegem o miolo da madeira da umidade presente no ar e também de possíveis respingos, além de facilitar na hora da limpeza.

 

    Nesta página se encontram as Fitas de Borda que trabalhamos com o padrão de cor dos MDF's da Arauco, mas também trabalhamos com os padrões de cores da Duratex, Guararapes e Sudati, e com as cores mais utilizadas Branco TX (Texturizado) e Preto TX (Texturizado).

 

Material: As fitas são fabricadas em revestimento ecológico de PVC (Policloreto de Vinilo), ou seja, elas são 100% recicláveis, bacana né? Além disso, este material não amarela e também auxilia na resistência química e contra impactos no seu móvel. E não para por aí, elas também tem estabilidade dimensional, o que significa que não corre o risco dela ficar mais fina ou mais grossa com a variação de temperatura.

 

Medidas: As fitas que trabalhamos tem comprimento de 20m, e as larguras trabalhamos com 22mm, 40mm e 65mm, as larguras das fitas são sempre um pouco maior que a espessura da madeira, pois desta forma é garantido que a fita vai cobrir toda a lateral da madeira, aí depois basta retirar as rebarbas para ficar perfeito. A espessura delas são de 0,4mm (exceto em casos bem específicos), elas são bem fininhas o que permite que o formato do móvel não sofra alterações!

 

Como colar: A fixação das fitas são bem simples, elas não são auto-adesivas, então é necessário a utilização de uma cola à parte, a recomendada é a Cola de Contato que também é muito conhecida como cola de sapateiro, para aplicar ela basta usar uma espátula, e deixamos nas páginas das fitas um Compre Junto chamado "Fixação com Cola de Contato" para este caso! Outra forma de fixar é com a fita cola borda, que é uma fita bem fininha que já vai com cola de contato em ambos os lados, ela funciona como uma fita dupla-face, basta aplicar uma camada na madeira, tirar a película, aplicar outra camada na fita de borda, tirar a película desta também e depois unir a Fita de Borda com a madeira, o Compre Junto deste está como "Fixação com Fita Cola Borda".

 

Como finalizar o acabamento: Após a colagem aguarde a secagem da cola (o recomendado é aguardar no mínimo 1h) após isso tem duas formas, a primeira delas é com o auxílio de um estilete cortar as rebarbas de ambos os lados seguindo a margem do móvel como base. A outra forma é utilizar o Refilador Manual, que é uma ferramenta regulável para madeiras de 13mm a 25mm que já tem lâminas dos dois lados, desta forma basta prender o refilador em uma das extremidades da borda e o guiar até a outra extremidade, o acabamento fica impecável. Prontinho!